Candidaturas ao pedido único de ajudas agrícolas abrem dia 1 de fevereiro

  • Lusa
  • 28 Janeiro 2022

Estas ajudas abrangem os regimes de apoio aos pagamentos diretos, como o regime de pequena agricultura, o pagamento específico ao algodão e apoios associados voluntários.

As candidaturas ao Pedido Único (PU) das ajudas, sem penalizações, estão abertas a partir de 1 de fevereiro e até 30 de abril, anunciou o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). “O período de candidaturas ao pedido único das ajudas 2022 terá início já no dia 1 de fevereiro”, lê-se num aviso publicado no site do IFAP.

Em causa está um pedido de pagamento das ajudas que abrangem os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC). O PU abrange os regimes de apoio aos pagamentos diretos, como o regime de pequena agricultura, o pagamento específico ao algodão e apoios associados voluntários, as medidas de apoio dos programas de desenvolvimento rural do continente (PDR) e da Madeira (PRODERAM) e o pagamento do prémio anual para compensar as quebras de rendimento decorrente da florestação.

Este pedido pode ainda ser submetido, com penalizações, entre 1 e 25 de maio. A penalização regulamentar é de 1% por cada dia útil, acrescida, “no caso do pedido de atribuição de direitos à reserva para pagamento RPB” (Regime de Pagamento Base), de 3% por cada dia útil.

Já os pedidos de alterações podem ser enviados entre 1 e 15 de maio. A candidatura ao PU pode ser submetida através do portal do IFAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidaturas ao pedido único de ajudas agrícolas abrem dia 1 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião