5 coisas que vão marcar o dia

Após a ida às urnas no domingo, o país acorda com a maioria absoluta do Partido Socialista. Esta segunda-feira serão divulgados vários dados económicos, do PIB à inflação.

Não há dúvida que este dia será marcada pelo pós-eleições legislativas antecipadas realizadas este domingo. A vitória do PS com uma maioria absoluta deixa de lado a discussão das condições de governabilidade que, antes de se conhecer os resultados, era o principal tema e incerteza dos próximos dias. Ainda esta segunda-feira serão divulgados uma série de dados económicos como o PIB de 2021, a taxa de inflação e o desemprego em janeiro e o turismo em dezembro de 2021.

Portugal foi a votos e agora é tempo de formar novo Governo

Os portugueses foram às urnas este domingo, 30 de janeiro, para decidir o rumo do país. Com a vitória do Partido Socialista com maioria absoluta, o previsível é que o Presidente da República convide António Costa a formar Governo nos próximos dias. Antes disso, Marcelo Rebelo de Sousa deverá receber os partidos que elegeram deputados em Belém na terça-feira e quarta-feira para analisar o resultado eleitoral.

INE e Eurostat revelam PIB de Portugal e Zona Euro em 2021

No dia a seguir às eleições é conhecida às 9h30 a estimativa rápida oficial para a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e da Zona Euro em 2021. É certo que a economia portuguesa e europeia cresceram no ano passado, mas a desaceleração do final de 2021 colocou uma interrogação sobre a dimensão do crescimento. Em Portugal, após um consenso à volta dos 4,8%, os analistas consultados pelo ECO apontam para 4,4%. Na Zona Euro, o crescimento deverá ter sido superiores, segundo as últimas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Inflação vai acelerar ou travar no início de 2022?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai também divulgar uma estimativa rápida para a taxa de inflação de janeiro, às 11h. A evolução da inflação, apesar de ser menos expressiva em Portugal face à Zona Euro e aos Estados Unidos, tem sido acompanhada com bastante atenção nos últimos preços devido à aceleração do crescimento dos preços. Em dezembro de 2021, a taxa de variação homóloga já foi de 2,7%. Porém, no conjunto do ano a taxa de variação média anual de 1,3% em 2021.

Desconto temporário no ISP é renovado

O Governo renovou a redução temporária do imposto sobre os combustíveis para lá de 31 de janeiro, sendo na prática uma descida de dois cêntimos na gasolina e de um cêntimo no gasóleo. O desconto foi introduzido em outubro através de uma portaria que definia que a aplicação do desconto terminava a 31 de janeiro, apontando para ajustes consoante a evolução da cotação do petróleo nos mercados internacionais. Além do desconto do ISP e do AutoVoucher, o Governo decidiu congelar o aumento da taxa de carbono até 31 de março, travando assim um aumento estimado de cinco cêntimos nos preços.

Turismo e desemprego na reta final de 2021

Esta segunda-feira é um dia ocupado no gabinete de estatísticas. Além do PIB e da taxa de inflação, Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida da atividade turística em dezembro de 2021, um mês que já terá sido afetado pelas restrições nacionais e internacionais relacionadas com a nova variante Ómicron. Também às 11h, o INE divulga as estimativas mensais de emprego e desemprego relativas a dezembro de 2021, com uma estimativa provisória para janeiro de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião