Eles Vêm Aí: Há empresas a emprestar trabalhadores entre si

Numa altura em que escasseiam os recursos humanos e em que as empresas não estão a recuperar todas ao mesmo ritmo, o redeployment tem chamado a atenção. Ouça o novo episódio do podcast Eles Vêm Aí.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

A possibilidade de as empresas em crise “emprestarem” os seus trabalhadores a empresas em expansão está a ganhar atenção. A figura chama-se redeployment, já foi testada noutros países e até consta do português Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. Mas tem “pernas para andar” por cá? É isso que exploramos neste episódio do Eles Vêm Aí, que conta com a participação de Guilherme Dray, advogado e professor.

Em caso de crise empresarial, passaríamos a ter três alternativas: o lay-off, o despedimento coletivo e o redeployment”, sublinha o especialista, que foi um dos coordenadores do referido Livro Verde, um pacote de reflexões sobre o mercado laboral português que foi apresentado pelo Governo, no ano passado.

Esta figura, diz Guilherme Dray, deveria ser ponderada não apenas em momentos de pandemia, mas também já de olhos postos num futuro que será marcado pela automatização de vários postos de trabalho e pela flexibilização das relações laborais.

O podcast “Eles Vêm Aí” é um projeto da jornalista do ECO Isabel Patrício. Pode ouvir os episódios e seguir o projeto aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eles Vêm Aí: Há empresas a emprestar trabalhadores entre si

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião