Maioria de Costa reduz incerteza nas decisões de políticas, diz Fitch

A Fitch aponta ainda que espera que a política orçamental "permaneça favorável à redução da dívida pública".

A agência de notação financeira Fitch Ratings sinaliza como positiva a vitória do PS por maioria absoluta nas eleições legislativas, por trazer uma “redução da incerteza política, criando um cenário mais estável para a formulação e implementação de políticas”. A Fitch aponta ainda que espera que a política orçamental “permaneça favorável à redução da dívida pública”.

“A maioria absoluta do primeiro-ministro Antonio Costa coloca o Partido Socialista numa posição mais forte para avançar na agenda orçamental e económica”, salienta a agência de rating, numa nota publicada esta terça-feira. Desta forma, é “provável” que o Orçamento do Estado seja aprovado sem “mudanças significativas”.

A Fitch tinha já incorporado a proposta de OE nas previsões, que apontam então para um défice de 3,2% do PIB até o final de 2022. As projeções da agência apontam também que, após 2022, “a política orçamental permaneça favorável à redução da dívida pública, que atingiu o pico em 2020 em 135,2% do PIB” e que estimam que tenha caído para 127,4% do PIB em 2021, projetando que fique em 123,9% do PIB até 2023. Estas estimativas são “sustentadas pelo histórico de disciplina orçamental de Portugal e aderência às regras orçamentais da UE nos últimos anos”, sinalizam.

A entidade sublinha ainda que um Governo de maioria “também reduz drasticamente o risco de atrasos na implementação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal”, que esperam que tenha um “impacto positivo no PIB português a partir deste ano”, com um contributo de mais 1,5 pontos percentuais para o crescimento do investimento em 2022.

O rating de Portugal é de BBB/Estável, o que “equilibra os pontos fortes institucionais, fortes indicadores de governação e rendimento per capita acima dos pares da categoria BBB, com dívida pública elevada e contas externas fracas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria de Costa reduz incerteza nas decisões de políticas, diz Fitch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião