PIB português está a cerca de 1,5% do nível pré-pandemiapremium

Com o crescimento de 4,9% em 2021, o PIB trimestral está a cerca de 1,5% de atingir o valor do quarto trimestre de 2019, o último antes da pandemia. A retoma deverá ficar completa em 2022.

A economia portuguesa continuou a recuperar no quarto trimestre do ano passado e aproximou-se do nível pré-pandemia. Utilizando apenas os dados trimestrais, no final de 2021 o PIB ainda estava cerca de 1,5% abaixo do valor do quarto trimestre de 2019, o último antes da pandemia. É uma diferença de aproximadamente 750 milhões de euros da produção líquida do país que ainda está por recuperar.De acordo com os cálculos do ECO com base nos dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) — os quais poderão ter sido revistos e só serão atualizados a 28 de fevereiro –, o PIB trimestral português estava no quarto trimestre de 2021 cerca de 1,5% abaixo do valor pré-pandemia, melhorando face ao terceiro trimestre quando a distância era de 3,1%.A diferença

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.