Maré vermelha em Wall Street com tecnológicas sob pressão

As bolsas norte-americanas terminam a sessão com fortes perdas, pondo fim a um ciclo de quatro sessões de ganhos. Tecnológicas foram as mais penalizadas, na sequência do "tombo" da Meta.

Os principais índices norte-americanos terminaram sessão com fortes perdas. A pressionar os mercados acionistas esteve o “tombo” dona do Facebook, depois de ter apresentado as contas ao mercado.

O S&P 500 caiu 2,44% para 4.477,44 pontos, a maior queda percentual desde 25 de fevereiro de 2021, enquanto o industrial Dow Jones cedeu 1,45% para 35.111,16 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq desvalorizou 3,74% para 13.878,82 pontos, a maior queda percentual desde 8 de setembro de 2020.

Nesta sessão os investidores estiveram, deste modo, a digerir os resultados apresentados pela Meta, holding que detém o Facebook e o Instagram. No quarto trimestre de 2021, esta gigante registou lucros de 10,3 mil milhões de dólares, menos 8% do que no período homólogo, tendo, portanto, dececionado os investidores. A Meta responsabilizou as mudanças na política de privacidade da Apple e o agravamento da concorrência (com a ascensão do TikTok) por esta evolução. Em reação, os títulos da dona do Facebook afundaram 26,39% para 237,76 dólares.

Este desempenho acabou por contagiar a generalidade das cotadas ligadas ao setor da tecnologia, pondo fim a quatro sessões consecutivas de ganhos. A título de exemplo, a Apple cedeu 1,67% para 172,90 dólares, a Netflix recuou 5,56% para 405,60 dólares e a Amazon 7,81% para 2.776,91 dólares, ainda que minutos depois tenham revelado ao mercado que as suas receitas subiram 9% no quarto trimestre de 2021, face ao período homólogo, de acordo com a CNBC.

Esta quinta-feira, os investidores estiveram ainda focados nos dados do mercado laboral. Os pedidos de subsídios de desemprego nos Estados Unidos caíram mais do que se estava à espera. Cerca de 238 mil americanos inscreveram-se para a obtenção deste tipo de apoios, na semana que terminou a 29 de janeiro. Em comparação, 261 mil tinham feito pedidos nesse sentido, na semana anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maré vermelha em Wall Street com tecnológicas sob pressão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião