Vai deixar de ser preciso teste para entrar em Portugal. E validade dos testes rápidos é reduzida

A validade do teste de antigénio é reduzida, tendo este de ser feito nas 24 horas anteriores à sua apresentação em estabelecimentos turísticos ou de alojamento local e restauração.

O Governo aprovou uma série de mudanças às regras que dizem respeito aos certificados digitais Covid-19, que vão já indicar a dose de reforço. Por um lado, deixa de ser necessário apresentar um teste negativo na entrada em Portugal, para quem tem certificado. Por outro, a validade do teste de antigénio é reduzida, tendo este de ser feito nas 24 horas anteriores à sua apresentação.

“Os ajustamentos dizem respeito ao acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, restauração ou similares, estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares, eventos, acesso a ginásio e academias, e à entrada em território nacional, fazendo cessar, neste último caso, a exigência de apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente Certificado Digital Covid da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Já quanto à validade dos testes de antigénio, “passa a exigir-se que os mesmos sejam efetuados nas 24 horas anteriores com resultado negativo (em vez das 48 horas anteriores)”. Com esta mudança, o certificado digital na modalidade de testagem também passa apenas a atestar um teste rápido de antigénio feito nas últimas 24 horas, com resultado negativo.

Quanto ao certificado na modalidade de vacinação, este vai agora mostrar “a conclusão da série de vacinação primária do respetivo titular, há mais de 14 dias e menos de 270 dias desde a última dose, com uma vacina contra a Covid-19″, ou “a toma de uma dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19”.

(Notícia atualizada às 13h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai deixar de ser preciso teste para entrar em Portugal. E validade dos testes rápidos é reduzida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião