Costa aposta em superministros e renova metade do Governo

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2022

O próximo Governo PS terá menos ministros, com uma maior concentração do poder nas figuras da nova geração do partido.

O primeiro-ministro quer apostar em superministros no próximo Governo PS de maioria absoluta, avança o Expresso esta sexta-feira, e já há cinco nomes dados como certos: Mariana Vieira da Silva na Presidência, Pedro Nuno Santos nas Infraestruturas, Duarte Cordeiro nos fundos europeus ou para o Ambiente, Fernando Medina para Finanças ou pasta com fundos europeus e Ana Catarina Mendes na Segurança Social ou numa pasta de soberania.

António Costa, que tem resistido a grandes mudanças no Governo, deverá assim consolidar o poder em figuras fortes do PS, principalmente no tema dos fundos europeus que irá dominar toda a legislatura até 2026. De acordo com o semanário, Duarte Cordeiro é o preferido para a pasta uma vez que tem ligação às autarquias e um perfil executivo.

Já o Jornal Económico desta sexta-feira aponta para uma mudança de pelo menos metade dos atuais ministros, contando com saídas e as alterações à orgânica do Governo. Costa prometeu um Governo “mais curto e mais enxuto”, uma espécie de task force para a recuperação, nas palavras do primeiro-ministro, após de em 2019 ter constituído o maior Governo da democracia portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa aposta em superministros e renova metade do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião