Gigante alemã compra plataforma de e-mail marketing do Porto

Audience Serv, que soma mais de 130 milhões de subscritores, adquire a portuense Emailbidding. Alemães prometem manter operação em Portugal, investir na tecnologia e expandi-la a nível internacional.

A Audience Serv, uma empresa de marketing digital com escritórios em Berlim, Munique, Barcelona, Singapura e Hanói, além de planos de expansão para outras geografias, como os EUA, acaba de comprar a portuguesa Emailbidding, que assim passa a integrar as soluções da multinacional de origem alemã e chega até mais de 130 milhões de subscritores de todo o mundo.

A empresa instalada no edifício da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto, na Asprela, e que estava até agora nas mãos do Impacting Group, detém um marketplace para e-mail marketing que otimiza e direciona uma campanha para várias bases de dados. E que se distingue no mercado pela segmentação automática dos subscritores e por evitar a duplicação dos envios para um mesmo contacto.

“Eles são especialistas em customer aquisition [aquisição de clientes] através de e-mail marketing. Por isso viram muito interesse na nossa plataforma para potenciar esse canal e poderem fazer com otimização e com escala aquilo que já fazem. E ao comprarem a empresa podem fazer modificações e investir a nível de tecnologia para adaptar à evolução [do negócio], tendo maior controlo”, detalha Ana Cunha, que se mantém como presidente executiva.

Ana Cunha, CEO da Emailbidding

A responsável da empresa portuense, que em 2021 faturou meio milhão de euros, sublinha ao ECO que “o produto já funciona muito bem e foi comprado pela mais-valia” nas ações de marketing digital. “O principal crescimento e expansão é a nível internacional, com a utilização em mais países, com mais clientes e com mais dados”, completa a gestora da plataforma que é usada pela Rádio Popular, Toyota Caetano, Autobiz, Motoblouz ou O2, e tem os maiores clientes em Portugal, França e Alemanha.

O principal crescimento e expansão é a nível internacional, com a utilização da plataforma em mais países, com mais clientes e com mais dados.

Ana Cunha

CEO da Emailbidding

A equipa inicial da Emailbidding chegou a ter 15 pessoas na fase inicial e conta agora com uma equipa de apenas quatro elementos, dedicada à manutenção desta plataforma web e em regime self-service. A Audience Serv garante que “vai haver investimento no produto, evolução e crescimento”. Porém, ainda está por definir se esse desenvolvimento será feito em Portugal — o que implicaria o recrutamento de novos profissionais –, ou a partir do Vietname, onde a empresa germânica, com um total de 90 colaboradores, concentra atualmente as equipas técnicas.

Aproveitar vendedores da multinacional

A Emailbidding surgiu em 2012 dentro do Impacting Group, uma holding de negócios digitais com diferentes especialidades e atuação em vários países, como a Adclick (agência de marketing digital), a Smarkio (software de automação de marketing multicanal) ou a Impacting Digital (consultoria de transformação digital). Criado há oito anos para concentrar todas essas operações, o grupo faturou 16 milhões de euros em 2020, é liderado por Cláudio Fernandes e tem também Nuno Morais e Pedro Roque na lista de sócios fundadores.

A ferramenta de email marketing, que se tornou num negócio autónomo e deu origem a uma das spin-offs desse grupo portuense, foi concebida para servir as necessidades da Adclick enquanto publisher. Tinha várias bases de dados e pretendia que o envio de e-mails fosse feito com “alguma regra e segurança”, evitando a duplicação. Ana Cunha descreve que “a grande vantagem é que [tem] múltiplas listas, mas o mesmo contacto só recebe a campanha uma vez”. “O que acontece hoje é que cada editora corre a campanha e há o risco de um mesmo subscritor receber múltiplas vezes na sua inbox”, acrescenta.

Foi um acordo bastante intenso. Além de um belo escritório no Porto e de uma excelente equipa, a Emailbidding oferece uma plataforma impressionante.

David Pikart

Cofundador e co-CEO da Audience Serv

E como surgiu a oportunidade de negócio com os alemães? A Audience Serv já era cliente da Emailbidding, que estava a usar cada vez mais. Mostrou interesse na aquisição junto do grupo português, que, por sua vez, já não estava a investir neste projeto em termos comerciais. É que expandir esta ferramenta em termos internacionais requer um aumento da força de vendas e a multinacional tem uma equipa de mais de 20 vendedores em vários países. “Essa escala comercial vem trazer à plataforma o potencial que ela permite”, confia a CEO.

Os alemães garantem que vão manter a equipa em Portugal e argumentam que, devido às “abordagens semelhantes” entre as soluções da Audience Serv e da Emailbidding, “as sinergias desta aquisição trazem um grande potencial para o crescimento do negócio”. Numa nota publicada nas redes sociais, destacam que a plataforma e os especialistas portugueses “complementam as soluções e expandem o portefólio de serviços para os clientes” da empresa sediada em Berlim.

“Estou muito feliz por a Emailbidding fazer agora parte da Audience Serv. Foi um acordo bastante intenso. Além de um belo escritório no Porto e de uma excelente equipa, oferece uma plataforma impressionante, que nos ajuda a direcionar melhor e a otimizar os nossos envios. É mais um passo importante para nos tornarmos os maiores especialistas em marketing direto”, escreveu no LinkedIn o cofundador e co-CEO David Pikart.

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