Há mais dez milhões para microempresas do turismo. Apoios já somam 160 milhões de euros

Linha foi criada inicialmente com 60 milhões de euros, mas tem vindo a ser sucessivamente reforçada. Apoios já somam 160 milhões de euros, com 16.402 operações.

O Governo voltou a disponibilizar mais dez milhões de euros para a linha de apoio às microempresas do turismo. De acordo com o despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, a linha em causa foi criada com uma dotação de 60 milhões de euros, mas os apoios concedidos já ascendem a 160 milhões de euros, após vários reforços sucessivos.

A 25 de março de 2020, o Governo criou a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas do Turismo, para apoiar as entidades prejudicadas pela crise da Covid. Mas desde logo que a dotação de 60 milhões de euros se mostrou insuficiente, levando a sucessivos reforços, o último no final de outubro

Na sequência desses “sucessivos reforços orçamentais”, que aconteceram devido à “evolução da pandemia”, e tendo em conta “as suas consequências nas empresas do turismo”, o orçamento da linha ascende atualmente a 160 milhões de euros, sendo que este montante “se encontra já praticamente comprometido”, refere o Governo, no despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República.

Desde março de 2020, quando a linha de crédito foi criada, já foram aprovadas 16.402 operações, num total de 159,8 milhões de euros.

Assim, o Governo disponibiliza mais dez milhões de euros, justificando que este reforço é necessário “para que se mantenha o apoio à tesouraria das empresas num contexto ainda condicionado por medidas preventivas associadas à evolução da situação epidemiológica”.

Para as microempresas, está previsto um apoio de 750 euros por cada posto de trabalho existente a 29 de fevereiro de 2020, multiplicado pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros. Para as pequenas empresas, o apoio é de 750 euros por cada posto de trabalho existente a 30 de novembro de 2020, multiplicado por três meses até ao máximo de 30 mil euros. 20% dos apoios podem ser convertidos em fundo perdido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais dez milhões para microempresas do turismo. Apoios já somam 160 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião