Baixas por Covid custaram 2,9 milhões de euros por dia em janeiro
Segurança Social pagou 89,5 milhões de euros em 389 mil subsídios de baixa em janeiro. Arranque do ano teve quase metade do número total de casos desde que a pandemia apareceu.
Janeiro teve quase metade do total de casos desde que a pandemia apareceu no país e isso significou mais baixas médicas. No primeiro mês do ano, a Segurança Social pagou 89,5 milhões de euros, num total de 389 mil subsídios, diz o Jornal de Notícias (link indisponível).
De acordo com os dados adiantados pelo Ministério do Trabalho àquele jornal, em janeiro, o número de baixas quase quadruplicou face a janeiro de 2021. Foram 187 mil subsídios por doença Covid (44,3 milhões de euros) e 169 mil subsídios por isolamento profilático (37,4 milhões de euros). Juntam-se ainda 33 mil subsídios (7,8 milhões de euros) por assistência a filho ou neto colocado em isolamento profilático.
Contas feitas, desde que a pandemia apareceu no país, no início de março, estes subsídios custaram mais de 446 milhões de euros à Segurança Social, tendo chegado a mais de um milhão de pessoas. No primeiro ano de pandemia, a despesa com baixas e isolamentos chegou aos 125 milhões de euros e, no ano passado, ascendeu a 232 milhões de euros, afirma o JN.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Baixas por Covid custaram 2,9 milhões de euros por dia em janeiro
{{ noCommentsLabel }}