Inflação nos EUA dispara para 7,5% em janeiro

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2022

Esta foi a maior subida da taxa homóloga desde fevereiro de 1982 e ficou acima das previsões dos analistas, que apontavam para 7,3%.

A taxa de inflação anual nos Estados Unidos disparou para 7,5% em janeiro, mais cinco décimas em relação a dezembro, informou esta terça-feira o Departamento do Comércio. Esta foi a maior subida da taxa homóloga desde fevereiro de 1982 e ficou acima das previsões dos analistas, que apontavam para um aumento dos preços de 7,3%.

Quanto à subida mensal, foi de 0,6% em janeiro face a dezembro, de acordo com o mesmo índice de preços no consumidor. O aumento mensal de dezembro em relação ao mês anterior também tinha sido de 0,6%.

Se forem excluídos os preços dos alimentos e combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente em janeiro foi de 0,6%, com uma taxa anual de 6%.

Os preços da energia (que incluem gasolina, crude, eletricidade e gás natural) subiram em janeiro 0,9%, o mesmo aumento que os alimentos.

Estes dados aumentam a pressão sobre a Reserva Federal (Fed) para um ajustamento na política monetária norte-americana. O presidente da Fed, Jerome Powell, já afirmou que a prioridade do banco central neste momento é travar a inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação nos EUA dispara para 7,5% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião