Dragão com historial enfrenta leão de ouro em dia de “Clássico”

FC Porto e Sporting disputam esta sexta-feira a 22.ª jornada da Liga Bwin, naquele que será um dos jogos mais importantes na luta pelo título de campeão nacional.

Com jogo marcado para as 20h15 desta sexta-feira, na cidade Invicta, FC Porto e Sporting vão entrar no relvado para disputar um dos duelos mais importantes da temporada na luta pelo título de campeão nacional.

Com uma distância de seis pontos entre as duas equipas à entrada para a 22.ª jornada da Liga portuguesa, os dragões estão na liderança da tabela classificativa, com um total de 59 pontos, enquanto a equipa liderada por Rúben Amorim surge na segunda posição, com 53 pontos.

A história do “Clássico” escreve-se de azul e branco

A última vez que ambos os emblemas se enfrentaram foi em setembro do ano passado, a contar para o campeonato, e a sorte não sorriu a nenhuma das partes, pois a partida terminou empatada 1-1 no Estádio de Alvalade.

No entanto, se recuarmos até meados do século XX e olharmos para o historial de encontros entre Sporting e FC Porto, os dragões são a equipa que mais triunfaram nos “Clássicos”. Feitas as contas, num total de 240 jogos disputados em todas as competições, o emblema azul e branco venceu 86 duelos e o clube de Alvalade 83. As restantes 71 partidas terminaram em empate.

Voltando ao presente, cinco meses se passaram desde que se enfrentaram pela última vez e, entretanto, realizaram-se 21 jornadas e pelo meio surgiu o mercado de transferências de janeiro, que trouxe mudanças aos planteis. É verdade que a história está do lado do FC Porto, mas será que as mexidas na janela de inverno vieram destabilizar os dragões?

Dragão vende “jóias” da casa e leão reforça-se com toque de nostalgia na janela de transferências

Na semana passada, uma das principais notícias que agitaram a esfera futebolística nacional foi a transferência de Luís Díaz, uma das principias “jóias” de Sérgio Conceição, para o Liverpool a troco de 45 milhões de euros, mais 15 milhões consoante determinados objetivos. Uma saída que fez mossa no valor de mercado do FC Porto, como será analisado mais à frente neste texto.

Porém, além de Díaz, o clube liderado por Pinto da Costa vendeu também Tecatito Corona, por três milhões de euros, e emprestou ainda Sérgio Oliveira, rumo ao AS Roma, e Nanú, aos americanos do Dallas.

Na ótica das compras, os azuis e brancos foram ao mercado buscar Galeno ao Sp. Braga (nove milhões de euros), Rúben Semedo ao Olympiacos (empréstimo) e o luso-canadiano Stephen Eustaquio ao Paços de Ferreira (empréstimo).

Do lado do Sporting, a equipa de Amorim recorreu ao mercado para adquirir dois ativos: Islam Slimani e Marcus Edwards. O primeiro, um avançado bem conhecido dos adeptos verdes e brancos — jogou de leão ao peito durante três épocas e meia — chegou a Alvalade a custo zero. Já o segundo, um extremo oriundo de Inglaterra, foi adquirido ao Vitória SC por um montante a rondar os 7,6 milhões de euros.

Em termos de saídas, o Sporting libertou Bruno Gaspar a custo zero e emprestou os atletas Jovane e Tiago Tomás.

Valores de mercados não ditam lugares na tabela classificativa

As saídas e entradas deste mercado de transferências de inverno vieram também alterar exponencialmente os valores de mercado de FC Porto e Sporting. De acordo com o site especializado Transfermarkt, os leões têm atualmente o segundo plantel mais valioso do campeonato (251,7 milhões de euros), estando apenas atrás do Benfica (270,5 milhões de euros). De referir também que o Sporting detém o passe do jogador mais valioso da Liga, que neste caso é o médio Pedro Gonçalves (38 milhões de euros).

Já a terceira posição dos dragões em termos de valor de mercado (224,3 milhões de euros) é explicada essencialmente pelas saídas de Luís Díaz (avaliado em 40 milhões de euros), Tecatito Corona (22 milhões) e Sérgio Oliveira (15 milhões) nesta janela de transferências, permitindo que o clube desvalorizasse nada menos que 77 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dragão com historial enfrenta leão de ouro em dia de “Clássico”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião