Amazon Espanha vai partilhar informações com o Fisco espanhol

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Fevereiro 2022

Face ao crescimento do comércio eletrónico na pandemia, Espanha está a intensificar a luta contra a fraude fiscal. Nesse sentido, a autoridade fiscal fez um acordo com a Amazon para partilha de dados.

O Fisco espanhol e a Amazon Espanha assinaram um acordo que visa combater a fraude no IVA e noutros impostos indiretos por parte dos utilizadores da plataforma, estando a negociar parcerias idênticas com outras empresas de comércio eletrónico no país, avança o Cinco Días.

O acordo reconhece o papel relevante das plataformas como a Amazon, eBay e AliExpress, que permitem aos vendedores espanhóis comercializar os seus produtos a nível mundial e aos consumidores e empresas espanholas beneficiar da possibilidade de comprar produtos a empresas de todo o mundo. Mas adverte que o crescimento deste tipo de comércio digital “também criou oportunidades de abuso do sistema fiscal, principalmente na área da tributação indireta.

A Amazon Espanha passará a partilhar informações com o Fisco numa base trimestral e de forma segura e voluntária. Para tal, a agência tributária do país vai criar um canal de comunicação através da sua plataforma eletrónica, o que exigirá a utilização de um meio de identificação válido. O único objetivo da partilha de informação pela Amazon, segundo o texto do acordo, é o cumprimento das funções atribuídas ao Fisco através de regulamentos obrigatórios, além de que todas as informações serão tratadas de forma confidencial.

Entre os dados que a plataforma vai fornecer à agência fiscal estão o nome legal do vendedor e o número de registo de IVA em Espanha ou, na falta, o número de identificação na União Europeia (UE) ou qualquer outro número de identificação fiscal fornecido pelo vendedor. Serão ainda partilhadas as moradas dos comerciantes e algumas informações ligadas à cadeia logística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon Espanha vai partilhar informações com o Fisco espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião