Presidente ucraniano diz que invasão russa pode começar na quarta

Volodymyr Zelensky diz ter sido informado de que a Rússia vai invadir a Ucrânia na quarta-feira. "Temos um exército incrível", escreveu o Presidente ucraniano.

O Presidente da Ucrânia diz ter sido informado que a Rússia invadirá aquele país esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro. Numa mensagem publicada no Facebook, Volodymyr Zelensky apela a todos os ucranianos para fazer daquele dia “um dia de união”, numa altura em que se enfrentam “sérios desafios externos e internos”, que “exigem responsabilidade e ações concretas”.

Dizem-nos que 16 de fevereiro será o dia do ataque [por parte dos russos]. Vamos fazer dele um dia de união. O decreto já foi assinado. Esta tarde vamos pendurar bandeiras nacionais, colocar fitas azuis-amarelas [cor da bandeira da Ucrânia] e mostrar ao mundo a nossa unidade”, escreveu o chefe de Estado ucraniano esta segunda-feira, no Facebook, numa publicação onde anexou um vídeo.

“Queremos resolver todas as questões exclusivamente através de negociações”, afirmou Volodymyr Zelensky, notando, contudo, que não darão parte fraca. “Temos um exército incrível. Os nossos rapazes [soldados] têm uma experiência de combate única e armas modernas. Estamos confiantes nas nossas forças armadas e os nossos militares também devem sentir o nosso apoio, a nossa união e a nossa unidade”.

“Grande povo de um grande país! Há sérios desafios externos e internos à frente do nosso país, que exigem responsabilidade, confiança e ações concretas da minha parte e de cada um de nós”, continuou, afirmando que a Ucrânia nunca foi capaz de desistir e que não será agora que isso vai acontecer. “Estamos em paz! Nós somos fortes! Estamos juntos!”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente ucraniano diz que invasão russa pode começar na quarta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião