Rússia anuncia regresso de algumas tropas às suas bases após exercícios militares

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a retirada de algumas tropas junto à fronteira com a Ucrânia, que regressam às suas bases de destacamento após a conclusão de exercícios militares.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta terça-feira o regresso de algumas tropas às suas bases permanentes, depois de terem concluído um plano de exercícios militares, avança a Bloomberg, citando a agência de notícias russa Interfax. Contudo, as tropas retiradas são dos distritos militares mais próximos da Ucrânia, além de que continuam as manobras militares noutros locais junto à fronteira.

“As unidades dos distritos militares do sul e oeste, tendo concluído as suas tarefas, já começaram a ser transportadas de comboio e em camiões e começarão hoje [terça-feira] a deslocar-se para as suas bases militares”, disse Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo. As tropas retiradas são provenientes dos distritos militares mais próximos da Ucrânia, o que significa que permanecerão relativamente perto do país, mesmo que regressadas às suas bases.

Apontando que vários treinos de combate foram realizados “de acordo com o plano”, Konashenkov afirmou ainda que, “à medida que os exercícios de treino de combate forem concluídos, as tropas, como sempre, regressarão de forma combinada para os seus locais permanentes de destacamento“. De acordo com o The New York Times, a televisão estatal russa transmitiu esta terça-feira imagens de tanques a serem carregados em vagões ferroviários, descrevendo que as tropas estariam de regresso às suas bases.

As declarações do porta-voz indicam, por outro lado, que os militares que chegaram à região vindas de zonas mais longínquas, como da Sibéria e do extremo oriental da Rússia, permanecerão destacadas junto à fronteira russa com a Ucrânia.

O recuo russo ainda não foi confirmado pela Ucrânia ou pelo Ocidente, mas o anúncio da retirada de algumas tropas surge no mesmo dia em que o chanceler alemão, Olaf Scholz, está de visita a Moscovo para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, na tentativa de aliviar as tensões.

A Rússia terá cerca de 130 mil soldados na fronteira com a Ucrânia e realiza exercícios militares no mar Negro e na Bielorrússia, a poucos quilómetros de Kiev, o que faz acreditar que se possa estar a preparar para um ataque contra o país vizinho.

A Ucrânia, por seu lado, não vê sinais de uma invasão russa ainda esta semana, clarificou na segunda-feira o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa do país, Oleksiy Danílov, enquanto a Rússia disse que ainda há possibilidades para a diplomacia para prevenir uma escalada do conflito.

(Notícia atualizada às 9h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia anuncia regresso de algumas tropas às suas bases após exercícios militares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião