“Sites” do Ministério da Defesa e de bancos ucranianos alvos de ciberataque

Os "sites" do Ministério da Defesa da Ucrânia e de dois bancos foram alvo de um ataque informático esta terça-feira.

Os sites do Ministério da Defesa da Ucrânia e de dois bancos — Oschadbank e Privat24 — foram alvo de um ataque informático esta terça-feira, avança a imprensa internacional, citando o Centro Ucraniano de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia.

Entre as plataformas afetadas estão os bancos Oschadbank e Privat24, duas das principais instituições financeiras do país. O site do Ministério da Defesa ucraniano apresentou a mensagem de erro “sob manutenção”, avançou o órgão de vigilância das comunicações da Ucrânia.

O banco Privat24 foi alvo de um “ataque maciço de negação de serviço” (DDOS na sigla inglesa), disse o mesmo órgão, enquanto os usuários do Privatbank tiveram problemas com pagamentos e na aplicação do banco.

O centro de segurança ucraniano, que faz parte do Ministério da Cultura, não culpou ninguém pelo ataque, mas, em comunicado enviado esta terça-feira, apontou o dedo para a Rússia. “Não está descartada a hipótese de o agressor ter usado táticas de pequenos truques sujos, uma vez que os seus planos agressivos não estão a funcionar em grande escala”, lê-se.

Esta terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a retirada de algumas das tropas junto da fronteira ucraniana, após a conclusão de um plano de exercícios militares. Apesar da notícia, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, já admitiu ainda não se observar uma redução do número de militares, advertindo que a retirada de algumas tropas não representa uma diminuição da escalada militar.

(Notícia atualizada às 18h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sites” do Ministério da Defesa e de bancos ucranianos alvos de ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião