Pandemia tirou quase 36 mil milhões de euros a Portugal
Portugal perdeu 35,7 mil milhões de euros em atividade económica nos últimos dois anos da pandemia de Covid-19, o equivalente a 17,5% do PIB total de 2019.
Em 2020 e 2021, Portugal perdeu 35,7 mil milhões de euros em atividade económica devido à pandemia de Covid-19, o que equivale a 17,5% do PIB total de 2019, revela esta terça-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).
O valor, calculado através da metodologia do Instituto de Pesquisa Económica (Ifo), corresponde à diferença entre as previsões da Comissão Europeia e do Conselho das Finanças Públicas para ambos os anos — de um crescimento de 1,7% da economia portuguesa — e aquilo que efetivamente se verificou: um recuo de 8,4% no primeiro ano pandémico, estimando-se um crescimento de 4,9% em 2021.
À semelhança das restantes economias europeias, o aumento de contágios por Covid-19 no último trimestre de 2021 fez abrandar a recuperação económica portuguesa, também devido aos preços altos da energia e aos constrangimentos nas cadeias de fornecimento. Ainda assim, Portugal comparou relativamente bem com os pares, com uma subida de 1,6% do PIB, o segundo ritmo mais rápido da Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pandemia tirou quase 36 mil milhões de euros a Portugal
{{ noCommentsLabel }}