Lucro da Mercedes-Benz quase multiplica por seis em 2021 para 23,4 mil milhões

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2022

A Mercedes-Benz teve um lucro de 23,4 mil milhões em 2021. Resultado foi influenciado pelo efeito positivo da cisão do negócio de camiões da Daimler. Faturação cresce 9% apesar da quebra nas vendas.

O fabricante automóvel Mercedes-Benz anunciou esta quinta-feira que teve um lucro de 23.396 milhões de euros em 2021, quase seis vezes mais do que um ano antes (4.009 milhões de euros).

Este resultado líquido, refere o construtor alemão em comunicado, foi influenciado pelo “efeito positivo” após a cisão do negócio de camiões Daimler.

A Mercedes-Benz incluiu nos resultados financeiros de 2021 o “efeito positivo extraordinário” de 9.200 milhões de euros do spin-off da Daimler no quarto trimestre do ano passado.

Sem contabilizar o negócio de camiões da Daimler, o lucro teria sido de 11.100 milhões de euros no ano passado.

Quanto à faturação, esta melhorou, tendo registado um crescimento de 9% em termos homólogos, para 167.971 milhões de euros, apesar da queda observada nas vendas.

O resultado operacional, por sua vez, aumentou em termos homólogos no ano passado para 29.069 milhões de euros (+340%), suportado na venda de veículos mais caros e preços mais elevados, bem como no bom resultado das vendas de veículos usados, lê-se no comunicado.

A Mercedes-Benz prevê aumentar este ano a distribuição de dividendos para cinco euros por ação, contra 1,35 euros por ação no ano anterior, quando o resultado líquido foi prejudicado pela crise da pandemia de covid-19.

No ano passado, a Daimler dividiu-se em duas empresas independentes, uma para carros e carrinhas, que agora é a Mercedes-Benz, e outra para camiões e autocarros, que é a Daimler.

Até então, debaixo do “chapéu” da Daimler AG estavam três divisões: a Mercedes-Benz (dedicada a carros e pequenos comerciais), a Daimler Truck e a Daimler Mobility.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Mercedes-Benz quase multiplica por seis em 2021 para 23,4 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião