Espanha: rácio combinado do setor Não Vida desceu abaixo de 90%

  • ECO Seguros
  • 27 Fevereiro 2022

Lucro setor em Espanha alcançou 5 068 milhões de euros em 2021, recuando 12,5%, mas a conta técnica do setor completou 3 anos seguidos nos dois dígitos.

Em Espanha, os diferentes ramos de seguros de não-Vida registaram rentabilidade positiva em 2021. Dados da Dirección General de Seguros y Fondos de Pensiones (DGSFP), referenciados ao terceiro trimestre do ano passado, revelam rácios combinados inferiores a 100%

Excetuando o segmento Multirriscos Industriais, em que o rácio combinado chegou aos 103,6%, o conjunto do setor (Não Vida) situou-se em 89,6% (valores inferiores a 100% no rácio combinado mostram rentabilidade positiva).

A roçar rentabilidade mínima, o seguro obrigatório de Responsabilidade Civil (RC) Automóvel evidenciou 98,29%, um nível de eficiência frágil, logo seguido dos desempenhos também pouco atrativos nas coberturas de transporte de casco (resíduos) e multirrisco habitação. No caso da cobertura de RC obrigatória do ramo automóvel, o rácio calculado no 3º trimestre ainda ficou acima dos 99% do primeiro trimestre de 2020 (início da pandemia e das restrições de mobilidade) e dos 100% em 2019, último exercício antes da crise Covid-19.

Fonte: Inese.es; apresentação ECOseguros.

Em termos absolutos, o lucro líquido do setor em Espanha alcançou 5 068 milhões de euros no ano passado, 12,5% menos quando comparado com o de 2020, registando um recuo de aproximadamente dois pontos percentuais (2 pp) no resultado da conta técnica, mas a completar 3 anos consecutivos com este resultado nos dois dígitos.

Segundo números atualizados da ICEA (Investigación Cooperativa entre Entidades Aseguradoras y Fondos de Pensiones), entidade fundada há cerca de 60 anos e referência na análise e estudos estatísticos do setor, o resultado da conta técnica dos seguros (com base no total de prémios imputados e retidos) fixou-se em 10,1% no final de 2021, inferior em 1.6 pp do que em 2020, sendo que a taxa de sinistralidade do seguro direto (incluindo o resseguro aceite) situou-se em 83,6%, com variação dos mesmos 1.6 pp, mas neste caso a subir.

No termo do ano 2021, o indicador de lucro (antes de impostos) sobre prémios imputados fixou-se em 11,32% na indústria seguradora em Espanha, evidenciando recuo de 2,31 pp face ao ano anterior. Já o indicador de rentabilidade dos capitais próprios (RoE), calculado em 12,41% no final do último trimestre de 2021, resultou inferior em 2,46 pp face a 31 de dezembro de 2020.

Por fim, a estatística trimestral da DGSPF indica que o rácio de solvência das seguradoras, calculado a 30 de setembro, situou-se em 240,8%, em termos absolutos a representar uma almofada financeira de aproximadamente 25,9 mil milhões de euros.

Por tipo de entidades, a margem de solvência ficou calculada em 234,5% para o conjunto de mutualidades (previdência social) e nos 348,5% entre as mútuas de seguros. Para as resseguradoras calculou-se rácio de solvência de 189,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: rácio combinado do setor Não Vida desceu abaixo de 90%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião