Nas notícias lá fora: Alemanha, Bielorrússia e testes Covid

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2022

A Alemanha admite estender o uso de carvão para substituir o gás russo, enquanto as secretas ucranianas sugerem que a Bielorrússia está preparada para se juntar à invasão russa.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua a marcar a atualidade internacional, com a Alemanha a admitir estender o uso de carvão para substituir a dependência do gás russo, enquanto a inteligência ucraniana sugere que a Bielorrússia está preparada para se juntar à invasão russa. Nos EUA, quase metade dos 500 milhões de testes à Covid gratuitos ainda não foram reclamados, enquanto em África os credores chineses apertam o cerco aos países devedores.

Bloomberg

Alemanha pode estender uso de carvão para substituir gás russo

O governo alemão admite estender a utilização de energia proveniente do carvão para substituir a dependência do gás russo. O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, apontou que as centrais a carvão poderão funcionar por mais tempo e acrescentou que não é “ideologicamente contra” a extensão do uso da energia nuclear. Estender o uso do carvão para além de 2030 pode acarretar riscos, mas não há alternativa à energia renovável em termos de segurança energética, sinalizou.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

Empresas de leasing tentam recuperar aviões retidos na Rússia

As empresas europeias de leasing de aeronaves estão a enfrentar um grande desafio logístico para recuperar centenas de aviões avaliados em cinco mil milhões de dólares (4,44 mil milhões de euros) retidos na Rússia até ao final de março. A aviação russa é um dos principais alvos das sanções impostas pela Comissão Europeia e as medidas proíbem a venda, transferência, fornecimento ou exportação de aeronaves ou quaisquer componentes. As aeronaves alugadas estão abrangidas, uma vez que se enquadram na parte do “fornecimento”. Assim, não podem ser celebrados novos contratos e os existentes têm de ser rescindidos no prazo de 30 dias.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Washington Post

Bielorrússia pode juntar-se à invasão russa à Ucrânia

Os serviços secretos ucranianos sugerem que a Bielorrússia está a mostrar “disposição para talvez participar diretamente” na invasão russa, “além de permitir que os russos usem o seu território, bem como deixá-los cruzar a fronteira” para a Ucrânia, disse um funcionário do Governo ucraniano em declarações à CNN. Outra fonte próxima do Governo ucraniano adiantou que o Governo de Joe Biden já transmitiu a mesma informação a Kiev. O The Washington Post já tinha avançado que a Bielorrússia se estava a preparar para enviar militares para a Ucrânia.

Leia a notícia completa no Washington Post (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Quase metade dos 500 milhões de testes Covid gratuitos por reclamar nos EUA

Quase metade dos 500 milhões de testes gratuitos à Covid-19 que a Administração Biden disponibilizou aos norte-americanos ainda não foi reclamada. De acordo com os dados disponibilizados pela Casa Branca, ao abrigo deste programa foram realizados 48 milhões de “encomendas” de testes, mas 46% do stock ainda está disponível.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

China aperta o cerco aos países devedores africanos

A China está a exigir mais colateral aos países devedores africanos. O objetivo é proteger os riscos associados aos programas de financiamento no exterior, mas os critérios deixam estas nações em grandes dificuldades. Quase 30% dos 100 empréstimos chineses analisados pelo estudo da AidData no ano passado usaram mecanismos de garantia, como contas de cobrança de vendas, e 70% desses credores exigiram que fossem depositados todas as receitas do projeto em caução. O jornal cita o exemplo de um país africano que foi obrigado a transferir para uma conta conjunta 100% das receitas obtidas com um dos seus principais aeroportos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Alemanha, Bielorrússia e testes Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião