Pagamentos em atraso do Estado disparam para 408,8 milhões de euros

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2022

A contribuir para este aumento estão, sobretudo, os atrasos nos pagamentos aos hospitais EPE do Serviço Nacional de Saúde, que aumentaram 96,1 milhões de euros.

No final de janeiro, os pagamentos em atraso das entidades públicas aumentaram para 408,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 107,3 milhões face a dezembro de 2021, de acordo com o relatório da execução orçamental, noticia o Correio da Manhã (acesso pago). As faturas do Estado que estão há mais de 90 dias por liquidar aumentaram 35%, sublinha o jornal.

A contribuir para este aumento estão, sobretudo, os atrasos nos pagamentos aos hospitais EPE do Serviço Nacional de Saúde que aumentaram 96,1 milhões de euros. A pesar nas contas estão ainda as faturas por liquidar referentes aos governos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que ascendem a 8,1 milhões de euros.

Em declarações ao CM, o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, antecipa “um aumento dos atrasos nos pagamentos do Estado aos seus fornecedores, agravando uma situação que é crónica” devido ao adiamento do Orçamento do Estado para 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagamentos em atraso do Estado disparam para 408,8 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião