Preço do trigo de moagem atinge recorde de 322,5 euros por tonelada

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2022

Kiev é o quinto maior exportador mundial de trigo. Preço do trigo de moagem, para entregar em março, bate recordes.

O preço do trigo de moagem para entrega em março atingiu um recorde de 322,5 euros por tonelada, um valor impulsionado pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

O bloqueio dos portos ucranianos, tendo em conta que Kiev é o quinto maior exportador mundial de trigo, é um dos motivos que explica a evolução registada, segundo apontou um especialista da Inter-Corte à Agência France Presse (AFP).

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do trigo de moagem atinge recorde de 322,5 euros por tonelada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião