Direto Ucrânia e Rússia vão ter terceira ronda de negociações. Países chegam a acordo sobre evacuação de civis

  • ECO
  • 3 Março 2022

Na segunda ronda de negociações, a Ucrânia e a Rússia concordaram em criar um corredor humanitário, o que inclui um cessar-fogo temporário. Segue-se uma terceira ronda de negociações.

Assinala-se uma semana desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia. As negociações de paz inicialmente agendadas para quarta-feira acabaram por acontecer esta quinta-feira, e os países chegaram a acordo para um corredor humanitário para evacuar civis, que prevê a possibilidade de um cessar-fogo temporário.

Mesmo assim, sem mais avanços, a Ucrânia e Rússia concordaram em realizar uma terceira ronda de negociações em breve. Entretanto, potências como os Estados Unidos e o Reino Unido avançaram com mais sanções, enquanto marcas de várias áreas, como a Mango e a Ikea, decidiram suspender operações na Rússia.

Contam-se mais de um milhão de refugiados, de acordo com a ONU, depois de os soldados russos terem conquistado Kherson, no sul do país, um ponto estratégico que permitirá o avanço da ofensiva até Odessa. Para fazer face às pessoas que fogem da guerra, a União Europeia ativou uma diretiva que permitirá a entrada ilimitada de refugiados, e um sistema de proteção temporário.

Siga aqui os desenvolvimentos da guerra na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ucrânia e Rússia vão ter terceira ronda de negociações. Países chegam a acordo sobre evacuação de civis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião