MNE desconhece quantos oligarcas russos têm contas congeladas em Portugal

  • ECO
  • 3 Março 2022

Augusto Santos Silva admite não ter o “report” dos oligarcas russos com contas congeladas em Portugal, referindo que “essa é uma atribuição não do Governo mas do Banco de Portugal”.

A União Europeia (UE) avançou com um conjunto de sanções à Rússia que incluem penalizações direcionadas a oligarcas próximos do Presidente Vladimir Putin. Em entrevista ao Público e Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz não ter o “report” dos oligarcas russos com contas congeladas em Portugal, referindo que “essa é uma atribuição não do Governo, mas do Banco de Portugal”.

“Não sei dizer, porque como isso não é matéria de política externa, não quero atrever-me a dar por garantido uma coisa que tenha acontecido noutro departamento”, acrescenta Augusto Santos Silva, quando questionado sobre se o Governo tem esses dados. Além disso, o chefe da diplomacia portuguesa adianta ainda que apenas falou com o Banco de Portugal “a propósito das sanções financeiras”, dado que foi o próprio que deu aval político às mesmas.

Questionado sobre o seu futuro político, o ministro dos Negócios Estrangeiros sinaliza que não sabe qual será. Mas sinaliza que só tenciona jubilar-se em 2026, pelo que até lá há “muito tempo”, nomeadamente para “servir o país”, não fechando a porta a ir para o Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MNE desconhece quantos oligarcas russos têm contas congeladas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião