Banco de Portugal define estratégia nacional para a literacia financeira digital em 2023

BdP anuncia projeto geral de desenvolvimento de uma estratégia para a literacia financeira digital em 2023. Comissão Europeia e OCDE sublinham crescimento do meio financeiro digital com a pandemia.

O Banco de Portugal (BdP) apresentou o projeto geral para o desenvolvimento de uma estratégia de incentivo da literacia financeira digital no país planeada para 2023, depois da proposta arrancar em 2020 e ver o seu trabalho intensificado no ano seguinte, avançou esta terça-feira a instituição.

O banco central português, em conjunto com a Comissão Europeia e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), optaram por sublinhar a importância da literacia financeira digital em função do seu crescimento nos últimos anos, em especial durante a pandemia, avançaram as instituições no Museu do Dinheiro em Lisboa.

O projeto de definição da estratégia portuguesa para a literacia financeira digital deverá ser lançado em 2023, avançou Maria Carolina Campos do Banco de Portugal. Entre as iniciativas já lançadas por outras instituições, fazem parte integrante as ações junto das escolas e a divulgação de informação online, por meio de vídeos informativos ou através das redes sociais. Adicionalmente, também o Instituto Nacional de Administração divulgou já ter um papel enquanto mediador junto da população, e mostrou disponibilidade para colaborar com o BdP.

Segundo as instituições participantes, algumas das camadas mais vulneráveis, no que respeita a esta vertente de literacia, incluem os jovens, os idosos e as mulheres, pelo que defendem este movimento como forma de combate à exclusão social e económica. António Leite, vice-presidente do Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP), esclarece que “não há nenhuma razão objetiva para um afastamento tão grande das mulheres do digital, mas acontece”.

Alexandra Jansen, responsável pela política da Direção-Geral da Estabilidade Financeira, da União dos Serviços Financeiros e dos Mercados de Capitais, da Comissão Europeia, sublinha uma abordagem de 2016. A sustentabilidade financeira já foi abordada pela instituição através de um quadro de literacia financeira para adultos, no âmbito de melhorar a resiliência das famílias face a situações de vulnerabilidade. Segundo a responsável, este esquema pode vir a ser atualizado de forma a incluir a vertente digital da literacia financeira.

Em 2020, Portugal ocupava o último lugar do ranking de literacia financeira dos 19 países da Zona Euro, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE). Enquanto alemães, holandeses e finlandeses lideraram o pódio, em último lugar estavam os portugueses, cipriotas e italianos. Economistas do BCE defendem que a comunicação dos bancos centrais estava originalmente direcionada para especialistas e investidores, mas apontam para uma recente tentativa de atingir um público não especializado e vasto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal define estratégia nacional para a literacia financeira digital em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião