Eunice foi evento climático mais prejudicial para os seguros na Europa desde 2007

  • ECO Seguros
  • 8 Março 2022

A tempestade que varreu parte da Europa com ventos fortes, em fevereiro, provocou danos segurados estimados em cerca de 3 mil milhões de euros, a maior parte na Alemanha, estima a RMS.

As tempestades Dudley e Eunice, que se abateram sobre a Europa entre os dias 16 e 19 de fevereiro, provocaram danos segurados estimados entre 3 mil milhões de euros e 4,5 mil milhões, com o ponto médio do intervalo a representar cerca de 3,8 mil milhões em custos para a indústria (re)seguradora. Os cálculos da RMS, especialista em modelação de risco, apontam 40% das perdas totais para a economia alemã, distribuindo-se ainda 20% pelos Países Baixos e 15% pelo Reino Unido.

A análise da RMS indica que só o Eunice terá contribuído com 2,5 a 3,5 mil milhões dos prejuízos totais a cargo das seguradoras. Esta aproximação coloca Eunice como o evento climático mais destruidor desde o Kyrill, datado de 2007.

Os montantes reúnem custos de reconstrução de estragos causados por ventos muito fortes incluindo danos em propriedade (imobiliário e outros), automóveis, agricultura, e interrupção de negócios, mas não consideram ainda as perdas por danos de outra natureza resultantes, por exemplo, de inundações em infraestruturas distribuídas pelas diversas regiões.

Os referidos extremos meteorológicos, que noutras regiões adotaram designações distintas Ylenia e Zeynep, estenderam-se a outros países europeus, entre os quais Irlanda, França, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Áustria, Polónia, República Checa e Eslováquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eunice foi evento climático mais prejudicial para os seguros na Europa desde 2007

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião