Navigator aplica sobretaxa de energia de 105 euros/tonelada a partir de 1 de abril

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Março 2022

Aumento acentuado dos custos da energia leva papeleira a implementar sobretaxa energética de 105 euros por tonelada em todos os produtos de UWF (papel de impressão e escrita) e de packaging.

A partir de 1 de abril, a Navigator vai aplicar uma sobretaxa de energia de 105 euros por tonelada em todos os produtos de UWF (papel de impressão e escrita) e de packaging na Europa, no Médio Oriente e em África. A papeleira justifica a decisão com a escalada dos custos relacionados com a energia.

Desde o início do conflito russo-ucraniano, que agravou severamente a já instável e imprevisível dinâmica macroeconómica, a Navigator tem registado um aumento mais acentuado dos custos relacionados com a energia“, indica a empresa, em comunicado.

A empresa acrescenta que esse cenário está a ter um “impacto indireto” nos custos de vários produtos químicos e na logística e afeta “significativamente” a sua rentabilidade, pelo que se viu “forçada” a implementar a sobretaxa energética que, acredita, é “imperativa para apoiar a sustentabilidade a longo prazo do seu modelo empresarial e da cadeia de abastecimento em geral”.

Esta sobretaxa será efetiva até novo aviso a partir de 1 de abril de 2022 e será incluída no preço da fatura, informa ainda a papeleira, garantindo que ajustará a sobretaxa “quando a situação assim o exigir”.

Num outro comunicado, a Navigator anunciou a implementação de uma sobretaxa de 120 dólares por tonelada para os mesmos produtos no mercado dos EUA, que será também aplicada por tempo indeterminado a partir de 1 de abril.

(Notícia atualizada às 22h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator aplica sobretaxa de energia de 105 euros/tonelada a partir de 1 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião