Procurador condenado por corrupção recebe salário de 5.600 euros sem estar a trabalhar

  • ECO
  • 14 Março 2022

Orlando Figueira continua a receber um salário mensal bruto de 5.600 euros do Ministério da Justiça, apesar de não estar a trabalhar por ter sido condenado no âmbito da Operação Fizz.

Orlando Figueira, ex-procurador do Ministério Público, foi condenado a seis anos e oito meses de cadeia no final de 2018, mas continua a receber um salário mensal bruto de 5.600 euros do Ministério da Justiça, apesar de não estar a trabalhar, noticia o Público (acesso condicionado).

O ex-procurador terá sido corrompido pelo ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, no âmbito da Operação Fizz. Porém, o procedimento disciplinar de que é visado arrasta-se há seis anos, uma vez que se aguardou pelo final do processo-crime, o que aconteceu só em dezembro de 2021 com a confirmação da condenação por parte do Tribunal da Relação de Lisboa. Só agora foi proposta a sua demissão.

Ao Público, a Procuradoria-Geral da República confirmou a data de acusação, bem como o salário bruto auferido pelo antigo procurador do Ministério Público. Estes mais de mais de 5.600 euros deverão corresponder a cerca de 3.500 euros líquidos mensais, segundo o próprio Orlando Figueira afirmou ao mesmo jornal em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procurador condenado por corrupção recebe salário de 5.600 euros sem estar a trabalhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião