Petróleo cai 7% para menos de 100 dólares

Tanto o Brent como o WTI estão a negociar abaixo dos 100 dólares nesta terça-feira. As negociações entre a Rússia e a Ucrânia estão a aligeirar os receios dos investidores.

Após ter atingido máximos de 2008 com a eclosão da guerra na Europa, a cotação do petróleo continua a aliviar nesta terça-feira, atingindo mínimos de duas semanas graças às conversações de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. Os sinais positivos que chegam dessas reuniões estão a acalmar os receios sobre potenciais disrupções na oferta de ouro negro, que marcaram as últimas três semanas por causa da invasão russa na Ucrânia.

De acordo com os dados da Reuters, o Brent, o barril de petróleo negociado em Londres, que serve de referência para as importações portuguesas, está a cair neste momento (11h24) mais de 7% para os 99,12 dólares.

Também o WTI, o barril de petróleo negociado em Nova Iorque, estava já a negociar abaixo dos 100 dólares, situando-se neste momento nos 95 dólares.

Esta queda pode aliviar, em certa medida, as preocupações dos consumidores em torno dos preços altos da gasolina e do gasóleo, mas a refletir-se nos postos de combustíveis será só na próxima segunda-feira.

Às negociações entre russos e ucranianos — as quais continuarão esta terça-feira após terem encerrado na segunda-feira sem nenhum progresso — junta-se a decisão da China de confinar mais uma cidade por causa da Covid-19, o que poderá ter repercussões na procura por petróleo no curto prazo.

Esta terça-feira é também notícia que a Índia poderá comprar petróleo russo a desconto, assim como outras matérias-primas, num sinal de que o Governo indiano quer manter a sua relação comercial com o Kremlin.

Contudo, mesmo que haja um cessar-fogo, há analistas que antecipam um petróleo em níveis elevados, como é o caso de Tsuyoshi Ueno, economista-chefe da NLI Research Institute, que argumenta que o isolamento da Rússia por parte do Ocidente deverá continuar, restringindo a oferta do mercado mundial de petróleo.

(Notícia atualizada às 11h25 com a informação de que o Brent negoceia abaixo dos 100 dólares)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 7% para menos de 100 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião