Total vai ter desconto de 10 cêntimos por litro nos postos de abastecimento em França
O CEO da gigante francesa da energia anunciou esta quarta-feira que, a partir de 1 de abril, vai aplicar um desconto de dez cêntimos por litro em todos os seus postos de abastecimento em França.
A TotalEnergies, gigante francesa da energia, vai aplicar um desconto de 10 cêntimos por litro nos preços dos combustíveis em todos os seus postos de abastecimento em França a partir de 1 de abril, anunciou esta quarta-feira o presidente do grupo, Patrick Pouyanné.
“Face à subida dos preços do petróleo, estamos a alargar a ação de solidariedade sobre os combustíveis rodoviários que decidimos em meados de fevereiro. No dia 1 de abril, o nosso desconto de 10 cêntimos/litro será aplicado em todas as estações de serviço TotalEnergies em França”, escreveu Pouyanné na sua conta no Twitter.
Tweet from @PPouyanne
Esta medida faz parte de um novo “plano de resiliência” anunciado esta quarta-feira pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex, que inclui uma série de medidas destinadas a ajudar famílias, empresas, agricultores e pescadores a enfrentar as consequências económicas da invasão russa da Ucrânia.
Com os preços dos combustíveis a um nível recorde, um desconto de 15% por litro de combustível anunciado este fim de semana pelo Governo será alargado para incluir o gás natural utilizado nos veículos, segundo Castex.
Ainda no ano passado, o Governo francês limitou os aumentos dos preços do gás e da eletricidade e ofereceu ajuda financeira às famílias de baixos rendimentos para fazerem face à subida dos preços da energia e à inflação.
Como a guerra na Ucrânia coloca uma pressão adicional sobre os preços, o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, disse que as medidas adicionais elevariam a fatura total em apoios para 25 a 26 mil milhões de euros.
Entre as novas medidas, Castex disse que o Governo cobrirá mais de metade do custo do aumento das faturas de gás e eletricidade das empresas para ajudar a absorver as perdas que, sem essa ajuda, teriam sofrido. Além disso, as empresas que enfrentam preços de energia elevados ou a perda de mercados de exportação podem obter o adiamento dos encargos fiscais e salariais.
O primeiro-ministro anunciou ainda que serão prolongados e aumentados os empréstimos garantidos pelo Estado criados durante a pandemia de Covid-19, e será reativado um esquema de licença subsidiada para empresas que sofrem de uma quebra na procura por parte dos clientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Total vai ter desconto de 10 cêntimos por litro nos postos de abastecimento em França
{{ noCommentsLabel }}