Conselho de Ministros aprova regime jurídico das linhas de crédito para setor agrícola

O Conselho de Ministros deu OK ao regime jurídico das linhas de crédito para o setor agrícola, para ajudar os agricultores em situações como a seca e a subida dos custos de produção.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros o regime jurídico que vai permitir a criação de linhas de crédito para apoiar o setor agrícola. A informação foi divulgada esta quinta-feira num comunicado.

Com este diploma, são criadas as condições para a “concessão de apoio público aos encargos a suportar” numa série de situações. Para esse efeito, as linhas poderão abranger apoios por “prejuízos pela ocorrência de fenómenos climatéricos adversos”, “perturbações nos mercados” ou “aumentos dos custos de produção”.

“Foi aprovado o regime jurídico de criação de linhas de crédito no âmbito do setor agrícola. Com o objetivo de disponibilizar meios financeiros que permitam fazer face a situações de crise — quer estas resultem de prejuízos pela ocorrência de fenómenos climatéricos adversos, quer resultem de perturbações nos mercados ou de aumento dos custos de produção –, pretende-se assegurar aos produtores do setor agrícola o acesso a crédito, mediante a concessão de apoio público aos encargos a suportar“, escreveu o Governo na referida nota.

O setor agrícola está particularmente exposto ao flagelo das alterações climáticas, que tem aumentado a frequência e severidade de fenómenos climatéricos extremos. Além disso, está a ser castigado pelo aumento dos custos da energia, de que o agravamento dos preços dos combustíveis é exemplo. A seca junta-se à lista de problemas.

Esta semana, o Governo anunciou que vai aumentar em 30 milhões de euros, para 50 milhões de euros, a linha de crédito para o setor agrícola que foi lançada para fazer face à seca. Na segunda-feira, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou que “cada dia que passa sem apoios concretos à produção são dias perdidos que condicionam o presente e o futuro do setor agroalimentar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Ministros aprova regime jurídico das linhas de crédito para setor agrícola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião