Seguros do Crédito Agrícola geraram 11,9 milhões de lucro em 2021

  • ECO Seguros
  • 21 Março 2022

O resultado líquido gerado pelas subsidiárias de seguros do grupo cresceu mais de 16% face a 2020. A CA Vida deu mais lucro, enquanto a CA Seguros se evidenciou no crescimento em prémios.

O Grupo Crédito Agrícola (grupo CA) terminou o exercício de 2021 com resultado líquido de 158,8 milhões de euros, um crescimento de 82,9% face ao período homólogo (+72,0 milhões de euros) e de 20,8% face a 2019. O negócio segurador “teve também um contributo positivo, consubstanciado nos resultados líquidos de 6,1 milhões de euros da CA Vida e de 5,8 milhões de euros da CA Seguros,” cabendo ao negócio bancário contribuir para o lucro com 143,3 milhões de euros, mais do que duplicando os números de 2020 e a beneficiar de aproximadamente 76 milhões de euros resultantes “da reversão de imparidades e provisões”.

O resultado gerado nos seguros compara em mais de 16% face ao lucro registado em 2020. Em termos operacionais, enquanto a seguradora de Vida (CA Vida) apresentou volume de prémios praticamente estabilizado (face a 6,12 milhões em 2020), a seguradora de não Vida (CA Seguros) cresceu cerca de 41% relativamente ao exercício precedente.

O produto bancário do grupo financeiro presidido por Licínio Pina “permaneceu estável, com um ligeiro acréscimo de 0,6 milhões de euros, ou 0,1%, em comparação com o período homólogo, para 569,9 milhões de euros”. Este volume de negócio resultou “da combinação do crescimento da margem técnica da atividade seguradora (crescimento homólogo de 29,0 milhões de euros)” e de outros resultados de exploração (+11,6 milhões de euros face a 2020).

Em termos líquidos, o grupo captou, em 2021, “cerca de 4 mil clientes empresas e mais de 74 mil clientes particulares”.

No ano reportado, a rentabilidade de capitais próprios consolidados (RoE) do grupo CA “cifrou-se em 8,1% (face a 4,9% em 2020), reflexo dos resultados obtidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de ativos e fundos de investimento),” descreve a mutualista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros do Crédito Agrícola geraram 11,9 milhões de lucro em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião