Tribunais em risco de rutura por falta de funcionários

  • ECO
  • 21 Março 2022

O fenómeno é explicado por baixos salários e sobrecarga de trabalho, bem como pela falta de concursos para esta carreira.

A falta de funcionários está a colocar vários tribunais portugueses em risco de rutura. Os últimos relatórios das 23 comarcas judiciais portuguesas (uma por distrito) revelam que o défice crónico de oficiais de justiça se agravou em 2021 em vários locais do país, segundo noticia o Público (acesso condicionado).

Nestas zonas, além de atrasos no serviço, poderão registar-se mais prescrições, se os processos não tiverem quem se encarregue deles a tempo e horas. O fenómeno é explicado por baixos salários e sobrecarga de trabalho, bem como pela falta de concursos para esta carreira, que não abrem há vários anos.

“Se a administração central mantiver a não-contratação de novos funcionários e a não promoção a cargos de chefia, a curto prazo assistiremos a um colapso dos serviços”, defende o juiz que dirige a comarca de Braga, João Paulo Dias Pereira, no relatório. Existe ainda o efeito das aposentações, que fazem com que não exista tanta passagem de experiência aos mais novos, verificando-se também ausências de funcionários motivadas por doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunais em risco de rutura por falta de funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião