Danone alerta para ruptura de abastecimento iminente em Espanha devido à greve dos transportes

  • Servimedia
  • 22 Março 2022

A empresa adverte que em 24 horas poderá ter de cessar actividade devido às paragens causadas pela greve dos transportes, o que afectaria a distribuição de água mineral natural e produtos lácteos.

A Danone avisou esta terça-feira que dentro de um período máximo de 24 horas poderá ser “forçada a interromper temporariamente a sua atividade” nas suas quatro fábricas de laticínios em Espanha e nas três fábricas de água mineral natural devido à crise de transporte, noticia a Servimedia.

A empresa advertiu numa declaração sobre a situação que está a viver como resultado das paragens causadas pela greve dos transportes, que começou a 14 de março, e avançou que terá de parar a sua atividade “se não for alcançada uma solução de imediato”. “Se não for alcançado um acordo nas próximas horas, a Danone será obrigada a tomar a decisão drástica de interromper o processo de recolha de leite, e como consequência, o processo de produção nas suas fábricas e a subsequente transferência do produto acabado para as cadeias de distribuição alimentar”, anunciou, citada pela Servimedia.

Esta decisão levaria à “interrupção do fornecimento tanto de água mineral natural como de produtos lácteos a nível nacional”. Em Espanha, a Danone emprega atualmente dois mil trabalhadores, possui fábricas e instalações de produção em oito comunidades autónomas e abastece mais de 13,5 milhões de lares.

Até agora, a Danone disse ter feito “os seus melhores esforços” para manter a sua atividade dentro da normalidade, apesar das dificuldades causadas “por um contexto difícil e muito tenso”. Contudo, afirmou que “a situação de instabilidade sem precedentes e o agravamento das greves começam já a afetar o fornecimento de matérias-primas essenciais para os seus produtos, tais como leite inteiro e natas”.

A Danone expressou o seu “profundo mal-estar” sobre esta situação e as “graves consequências” de força maior que está a causar, não só entre todos os agentes e grupos envolvidos, mas também na sociedade como um todo. Esperava também que as negociações pudessem ser “aceleradas” a fim de se chegar a um acordo no mais curto período de tempo possível e assim poder retomar a atividade o mais rapidamente possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Danone alerta para ruptura de abastecimento iminente em Espanha devido à greve dos transportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião