Banco holandês ING deixa de financiar novos projetos petrolíferos e de gás

Holandês ING espera cortar em 12%, até 2025, o financiamento de projetos de combustíveis fósseis, e projetos aprovados após 31 de dezembro de 2021 não serão financiados.

O banco holandês ING Groep NV vai cortar o financiamento de novos projetos petrolíferos e de gás, tornando-se no maior banco a comprometer-se com a luta contra as alterações climáticas, avançou esta quarta-feira a agência Reuters (acesso condicionado).

A medida surge depois do apelo da Agência Internacional de Energia (IEA – sigla inglesa), para a suspensão do financiamento de novos projetos de combustíveis fósseis, de forma a limitar o aquecimento global a não mais que 1,5 ºC.

O banco holandês não vai financiar projetos aprovados após 31 de dezembro de 2021, mas vai continuar a financiar as empresas energéticas, disse Michiel de Haan, chefe de Energia da ING. No entanto, o banco holandês já se encontra a reduzir o financiamento junto da indústria petrolífera e de gás, enquanto expande os empréstimos destinados a energias renováveis.

A ING estima aumentar até 50% os empréstimos para energias renováveis até 2025 tendo em conta o forte crescimento de 2021, onde este financiamento cresceu 26% para 7,3 mil milhões de euros. Em oposição, o banco espera cortar de forma gradual o financiamento de projetos de combustíveis fósseis, estimando uma redução de 12% até 2025, ou uma descida para cerca de 3,5 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco holandês ING deixa de financiar novos projetos petrolíferos e de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião