FC Porto paga 5,25% em empréstimo obrigacionista de 40 milhões

Portistas avançam com empréstimo obrigacionista para se financiarem até 40 milhões. Há duas ofertas: subscrição de novas obrigações e troca de títulos antigos por novos que rendem 5,25% ao ano.

A SAD do FC Porto acabou de lançar um empréstimo obrigacionista com o qual pretende captar 40 milhões de euros junto dos investidores. Os portistas acenam com uma taxa de juro de 5,25% por estes títulos que vencem em 2025. A operação arranca já na próxima segunda-feira e decorrerá nas duas semanas seguintes.

No âmbito deste empréstimo, a SAD portista avança com duas ofertas em simultâneo:

  • uma oferta de subscrição em dinheiro num montante até 25 milhões de euros;
  • uma oferta de troca também num montante até 25 milhões e que consiste, como o nome indica, na troca de obrigações do anterior empréstimo que vence 2023 e que paga um juro de 4,75% por estes novos títulos de dívida.

Para efeitos da troca de obrigações, cada obrigação antiga corresponderá uma nova obrigação emitida neste empréstimo à qual se acrescerá um prémio que a SAD pagará em numerário no valor de cinco cêntimos.

Além disso, a SAD portista também vai pagar um juro corrido desde 26 de novembro de 2021 de cerca de nove cêntimos por cada obrigação que for trocada, de acordo com o prospeto da operação divulgado esta terça-feira à noite na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Com esta operação de financiamento, o FC Porto pretende captar “fundos para financiar a sua atividade corrente, bem como a consolidar o respetivo passivo num prazo mais alargado e dar prosseguimento à estratégia de alongamento de maturidade da sua dívida, de modo a alinhá-la melhor com a geração de cash-flow”.

Quanto à oferta de troca, adianta que visa “substituir parte da sua dívida com vencimento em 2023 por dívida com reembolsos de capital em 2025”.

Embora o empréstimo tenha o valor inicial de 40 milhões de euros, a receita líquida da operação para os portistas rondará os 38,295 milhões, tendo em conta os custos de mais de 1,5 milhões em comissões a pagar aos bancos, impostos, assim como custos com a CMVM, auditores e publicidade.

As obrigações têm o seu vencimento em 13 de abril de 2025. Até lá, cada título confere o direito a um juro bruto anual de 5,25% que será pago a cada semestre. O primeiro pagamento virá a 13 de outubro de 2022 e o último na data de vencimento. Segundo o prospeto, a taxa de rentabilidade líquida de impostos ronda os 3,8%.

Ambas as ofertas decorrerão entre 28 de março e 8 de abril, sendo que o valor inicial de 40 milhões de euros poderá ser aumentado até 5 de abril, se for essa a decisão dos azuis-e-brancos em função do interesse dos investidores. O apuramento dos resultados terá lugar a 11 de abril, em sessão especial realizada pela Euronext, que gere a bolsa de Lisboa.

A operação está a ser coordenada pelo Haitong, mas os investidores poderão subscrever as obrigações no ActivoBank, Banco Best, Banco Carregosa, Banco Montepio, CaixaBI, Crédito Agrícola, a Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Haitong Bank e BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto paga 5,25% em empréstimo obrigacionista de 40 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião