Alemães compram cada vez mais casas de luxo no Algarve

Está a "disparar" a compra de casas de luxo por alemães, no Algarve, com a Quinta do Lago como local de eleição, seguida de Albufeira-Vilamoura e Portimão.

Seja para viver ou simplesmente passar férias, só nos dois últimos dois anos, o mercado alemão já representa 15% do investimento em imobiliário de luxo no Algarve, de acordo com a Engel & Völkers, consultora imobiliária direcionada para o mercado de luxo. Tem vindo, assim, a aumentar o número de alemães a fazer este tipo de investimento na região do sul do país.

Na hora de escolher o tipo de imóvel e o local para investir constam da lista de preferências dos germânicos critérios como moradias isoladas, amplos espaços interiores e exteriores, vista para o mar ou envolvente de natureza e proximidade com campos de golfe.

Ainda assim, o local de eleição é a Quinta do Lago, com 25% da procura, preferencialmente por propriedades de charme, com áreas muito amplas, jardins e vista para o mar. Ou perto de praias e de campos de golfe, uma atividade ao ar livre muito procurada pelos estrangeiros.

Em segundo lugar surge a zona de Albufeira-Vilamoura, com 15% dos imóveis transacionados, mas mais moradias com jardim e piscina, com tipologias V3 e V4. “O cliente alemão privilegia a privacidade e a envolvência com a natureza, preferindo zonas de baixa densidade”, de acordo com a consultora.

As zonas de Faro-Tavira e Portimão representam o mesmo valor na balança das transações algarvias com 8 % respetivamente. Em Faro-Tavira, os alemães a escolha recai nos apartamentos com terraços amplos ou nas moradias isoladas que apresentam um estilo mais tradicional, no centro das localidades. Já em Portimão as preferências dividem-se entre moradias isoladas com construção interior moderna, piscina e vista mar ou então quintas de construção tradicional, em áreas mais sossegadas. Mesmo assim, a Engel & Völkers registou, em janeiro último, em Portimão, “um pico de procura que representou 14% das operações de venda de imóveis”.

De acordo com os últimos Censos, a consultora imobiliária constatou um aumento de 40,6% de pessoas de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal, entre 2011 e 2021, e que “agora representam 5,4% do total da população”. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam “uma maior presença da população estrangeira no sul do país, nomeadamente na região do Algarve, representando 14,7% do total de estrangeiros residentes em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemães compram cada vez mais casas de luxo no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião