5 coisas que vão marcar o dia

No início da semana em que o novo Governo toma finalmente posse, os patrões reúnem-se para debater a transformação da economia e o FC Porto arranca a operação obrigacionista.

O Conselho Nacional das Confederações Patronais pensa como “crescer e convergir” em 2022 e a Associação de Energias Renováveis mostra o impacto no preço da eletricidade suportado pelos consumidores portugueses no ano passado. Destaque ainda para o empréstimo obrigacionista da SAD portista e para o acordo laboral na Autoeuropa.

Início da operação obrigacionista do FC Porto

Arranca esta segunda-feira e decorre durante as duas semanas seguintes o período de subscrição do novo empréstimo obrigacionista lançado pela SAD do FC Porto, com o qual pretende captar 40 milhões de euros junto dos investidores. Os portistas acenam com uma taxa de juro de 5,25% por estes títulos que vencem em 2025.

Patrões discutem como transformar a economia

Tem como tema “Transformar a Economia – Crescer e Convergir 2022” e é um encontro organizado pelo CNCP – Conselho Nacional das Confederações Patronais, que junta a CIP, CCP, CTP, CAP e CPCI. O evento está agendado para o Centro de Congressos de Lisboa e decorre na semana em que o novo Governo toma posse e se prepara para apresentar uma nova proposta de Orçamento do Estado.

Trabalhadores da Autoeuropa votam acordo laboral

O novo pré-acordo laboral da Autoeuropa já foi apreciado e discutido pelos trabalhadores em reuniões plenárias no final da semana passada e pode ser agora votado. O coordenador da comissão de trabalhadores da fábrica de automóveis, Rogério Nogueira, adiantou que o acordo “garante um aumento mínimo de 30 euros já este ano e a manutenção do prémio anual por objetivos, que abrange a maioria dos trabalhadores da fábrica de Palmela e que nos últimos dois anos foi de cerca de 1.400 euros”.

Estudo mostra impacto das renováveis no preço

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) apresenta esta tarde o estudo “Impacto da eletricidade de origem renovável no preço suportado pelo consumidor em 2021”, elaborado pela consultora Deloitte. No ano passado, Portugal foi o país do Sul da Europa com maior incorporação renovável na produção de eletricidade (63%), acima de países como Espanha (49%) e Itália (41%).

Dados do Eurostat, da Covid ao Canadá

A semana arranca igualmente com a divulgação de vários dados por parte do Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia. Na lista estão os custos laborais em 2021, o impacto da Covid-19 no retalho, na indústria, nos serviços e na construção, números sobre o comércio internacional de produtos médicos e farmacêuticos ou relativos às trocas comerciais entre o bloco comunitário e o Canadá.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião