Gás natural sobe 11% para os 114 euros por MWh

Preço do gás natural está a subir 11%, mas continua bastante abaixo do pico observado no início de março.

Depois de um pico no início de março, os futuros de referência do gás natural na Europa estão a subir mais de 11% esta terça-feira, tocando nos 114 euros por MWh. Nos últimos cinco dias há uma subida acumulada de 14%.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em abril, que ganhou um impulso adicional com o eclodir da guerra na Europa, está a subir 11,07% para 113,9 euros por MWh (megawatt-hora). Apesar desta subida, continua bastante abaixo do pico observado no início de março.

Este desempenho acontece depois de ter sido noticiado que a Rússia quer exigir que os países “hostis” paguem o gás natural em rublos. De acordo com a informação avançada pela agência russa Interfax, citando Vladimir Putin, essa lista de países “hostis” incluirá os Estados Unidos, Reino Unido e os Estados-membros da União Europeia.

Contudo, os países do G7 já afirmaram ser “inaceitável” fazer esse pagamento na moeda russa. “Todos os ministros do G7 concordaram que esta é uma violação unilateral e clara dos acordos existentes”, disse o ministro alemão da Economia, Robert Habeck. Depois destas declarações, o deputado russo Ivan Abramov, citado pela Reuters, avisou que isso pode levar a uma “interrupção inequívoca” no fornecimento do gás russo.

Os ataques da Rússia à Ucrânia estão ainda a mexer com os preços do petróleo. O Brent está a subir 0,72% para 110,28 dólares, enquanto os futuros do WTI em Nova Iorque valorizam 0,27% para 106,25 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe 11% para os 114 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião