Portugal abaixo da média da UE na utilização de TIC pelas empresas em 2020

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Março 2022

Portugal ficou abaixo da média da UE tanto na percentagem de trabalhadores com acesso remoto ao e-mail das empresas e a outros sistemas tecnológicos, como na percentagem de reuniões realizadas online.

As restrições implementadas devido à pandemia de Covid-19 forçaram muitas empresas ao teletrabalho, aumentando o uso de tecnologias digitais para se manterem em atividade. Contudo, em Portugal, esse aumento ficou abaixo da média da União Europeia (UE) em 2020, tanto na percentagem de trabalhadores com acesso remoto ao sistema de e-mail das empresas e a outros sistemas tecnológicos, como na percentagem de reuniões realizadas online.

Segundo dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat, 33% das empresas da UE aumentaram a percentagem de funcionários com acesso remoto ao sistema de correio eletrónico da empresa, sendo que a mesma percentagem (33%) aumentou a proporção de pessoal com acesso remoto a outros sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Em Portugal, estes números baixam para 30% e 27%, respetivamente.

Fonte: Eurostat

Malta foi o país que registou a percentagem mais elevada de empresas que aumentaram a percentagem de trabalhadores com acesso remoto ao e-mail da empresa (55%) ou a outros sistemas de TIC que não o correio eletrónico (58%), seguida pelos Países Baixos (42% para ambos os indicadores), Alemanha (42% e 39%, respetivamente) e Bélgica (40% e 43%, respetivamente).

Pelo contrário, a percentagem mais baixa de empresas que aumentaram o acesso remoto ao seu correio eletrónico (12%) ou a outros sistemas de TIC (12%) verificou-se na Lituânia.

47% das empresas em Portugal aumentou reuniões virtuais

Metade das empresas do bloco comunitário relatou ter aumentado o número de reuniões realizadas via remota em 2020, uma percentagem que, em Portugal, baixa para 47%, de acordo com o gabinete de estatísticas da UE

Fonte: Eurostat

Entre as percentagens mais altas neste indicador, encontram-se a Finlândia (79%), Malta (76%) e Suécia (71%), enquanto as quotas mais baixas de aumento de reuniões virtuais foram registadas na Bulgária (23%), seguida da Polónia (29%) e Letónia (33%).

Estas estatísticas contaram com dados de apenas 19 dos 27 Estados-membros da UE, visto que a Croácia, Espanha, Estónia, França, Grécia, República da Irlanda, República Checa e Roménia não disponibilizaram dados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal abaixo da média da UE na utilização de TIC pelas empresas em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião