Direto Kiev denuncia ataque a edifício da Cruz Vermelha em Mariupol

  • ECO
  • 30 Março 2022

O edifício da Cruz Vermelha em Mariupol, que estava devidamente sinalizado com uma cruz pintada no telhado, terá sido atingido por ataques russos. Ainda não há informação sobre mortos ou feridos.

Segundo as autoridades ucranianas, um prédio do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) foi alvo de bombardeamentos russos em Mariupol, um porto estratégico no sudeste da Ucrânia. “Os ocupantes bombardearam deliberadamente um prédio do CICV em Mariupol“, escreveu Lioudmyla Denisova, responsável pelos direitos humanos no Parlamento ucraniano, na sua conta do Telegram.

“Aviões e artilharia inimigos bombardearam o prédio, marcado com uma cruz vermelha sobre fundo branco, o que equivale à presença de feridos, civis ou materiais humanitários”, acrescentou Denisova, ilustrando a mensagem com uma foto de um prédio marcado com uma cruz vermelha no telhado.

Esta informação não é verificável a partir de fontes independentes, sendo que Mariupol está sitiada pelo exército russo desde o final de fevereiro, com comunicações limitadas.

Ainda esta quarta-feira, um dia depois de Moscovo prometer que iria “reduzir radicalmente” a atividade militar em Kiev e Chernihiv, foram ouvidas várias explosões na capital ucraniana, segundo o jornal The Kyiv Independent. As sirenes de ataque aéreo também tocaram na manhã desta quarta-feira em vários oblasts (regiões administrativas) por todo o país, incluindo em Kiev, Zhytomyr, Kharkiv, Dnipro e Poltava.

Numa mensagem divulgada através do Telegram, o governador de Chernihiv afirma que houve bombardeamentos durante toda a noite na cidade no norte do país. “Acreditam na promessa? Claro que não. A atividade militar reduzida na região de Chernihiv foi demonstrada pelo inimigo, que realizou ataques na cidade de Nizhyn, incluindo ataques aéreos, e toda a noite atingiram a cidade de Chernihiv“, disse Viacheslav Chaus.

Já os serviços secretos militares britânicos, citados pela agência Reuters, dão conta de que algumas unidades militares russas que sofreram pesadas perdas na Ucrânia tiveram de regressar a casa e à Bielorrússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kiev denuncia ataque a edifício da Cruz Vermelha em Mariupol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião