Espanha e Portugal propõem a Bruxelas limitar o preço do gás para centrais a 30 euros

A proposta conjunta de Espanha e Portugal para travar os preços do gás prevê que a medida vigore até ao próximo dia 31 de dezembro.

Os governos de Espanha e Portugal apresentaram à Comissão Europeia uma proposta que estabelece um preço de referência para o gás de 30 euros por megawatt (MWh) para as centrais, com o objetivo de baixar o preço da eletricidade, segundo noticia o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

A proposta conjunta formulada por ambos os governos, confirmada pela ministra da Transição Ecológica espanhola, Teresa Ribera, tem em vista ser o ponto de partida das negociações com as autoridades europeias e prevê que a medida vigore até ao próximo dia 31 de dezembro.

Já tinha sido anunciado que os países iam formular uma proposta conjunta, e o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, tinha também sinalizado a apresentação de uma medida “excecional e temporária” a Bruxelas esta semana, para fixar um preço de referência para o gás. Isto depois de ter sido obtida uma “exceção ibérica” ​​no Conselho Europeu de sexta-feira, para baixar os preços da eletricidade em ambos os países.

Sánchez sublinhou que esta medida “não significa subsidiar o gás, não quebra os incentivos às energias renováveis ​​ou aos fluxos de eletricidade entre países” e permitirá “reduzir significativamente os preços da eletricidade imediatamente” e sem “distorcer” o mercado elétrico europeu, segundo citou o jornal espanhol.

O líder espanhol explicou também aos deputados que o custo desta medida seria assumido pelo próprio sistema energético, ou seja, que não implicará subsídios ou ajudas públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha e Portugal propõem a Bruxelas limitar o preço do gás para centrais a 30 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião