Dívida pública sobe para 274,8 mil milhões em fevereiro

"Este acréscimo refletiu, essencialmente, emissões de títulos de dívida no valor de 2,5 mil milhões de euros", explica o Banco de Portugal.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que interessa a Bruxelas, subiu 2,8 mil milhões de euros, para se fixar nos 274,8 mil milhões em fevereiro, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta sexta-feira. É o valor mais elevado desde junho de 2021.

O aumento verificado em fevereiro foi igual àquele registado no primeiro mês do ano. “Este acréscimo refletiu, essencialmente, emissões de títulos de dívida no valor de 2,5 mil milhões de euros“, explica a instituição liderada por Mário Centeno.

O IGCP, agência que gere a dívida pública, obteve um financiamento de 1.250 milhões de euros numa emissão a longo prazo no início de fevereiro. Seguiu-se um leilão de obrigações de curto prazo, no qual Portugal também se financiou em 1.250 milhões, mas com juros mais negativos.

O Banco de Portugal adianta ainda que os depósitos das administrações públicas — uma das óticas da chamada “almofada financeira” — subiram 1,8 mil milhões de euros. “Deduzida desses depósitos, a dívida pública cresceu 1,0 mil milhões de euros, para 254,1 mil milhões de euros”, notam.

(Notícia atualizada às 12h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe para 274,8 mil milhões em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião