Descoberta nova subvariante da Ómicron na China

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Abril 2022

Subvariante BA.1.1. foi descoberta através de um caso de Covid-19 ligeira numa cidade próxima de Xangai, numa altura em que a China atravessa a sua maior vaga de infeções desde o início da pandemia.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China anunciou esta segunda-feira que sequenciou uma nova subvariante da variante Ómicron, de acordo com o jornal chinês estatal Global Times (acesso livre/conteúdo em inglês).

A subvariante, designada BA.1.1., foi descoberta num caso de Covid-19 ligeira na cidade de Suzhou, próxima de Xangai. A BA.1.1. não corresponde a outros tipos de coronavírus sequenciados na China ou reportados à base de dados global da variante.

De momento, a China atravessa a sua maior vaga de infeções por Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que Xangai, uma cidade de 25 milhões de habitantes, está atualmente sob confinamento. No domingo, as autoridades chinesas comunicaram mais de 13.000 novos casos e afirmaram que os novos surtos são causados pela subvariante BA.2 da Ómicron.

Também as autoridades britânicas identificaram uma nova subvariante da Ómicron, que denominaram de XE. De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), centenas de pessoas foram infetadas com a XE, o que corresponde a uma pequena fração do total de infeções por SARS-CoV-2 no país.

Embora tenha sido detetada também na Tailândia, é demasiado cedo para saber se a XE é mais transmissível do que outras subvariantes da Ómicron.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descoberta nova subvariante da Ómicron na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião