Portugal já realizou mais de 40 milhões de testes à Covid

Desde o início da pandemia e até ao final de março, Portugal já realizou 40.026.768 de testes de diagnóstico à Covid-19, entre testes PCR e testes rápidos de antigénio.

Portugal já realizou mais de 40 milhões de testes à Covid, desde o início da pandemia e até ao final de março, segundo os dados divulgados este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Desde o início da pandemia e até 30 de março, foram realizados em Portugal 40.026.768 de testes de diagnóstico à Covid-19, entre testes moleculares PCR e testes rápidos de antigénio, adianta a entidade liderada por Fernando de Almeida, em comunicado.

Deste total, mais de 20,7 milhões (quase 52%) dizem respeito a testes PCR, ao passo que os restantes cerca de 19,3 milhões são testes rápidos de antigénio (o que representa 48,25% da fatia total). Importa sublinhar que os autotestes não são aqui considerados, já que não são considerados testes de diagnóstico pela Direção-Geral da Saúde.

Esta fasquia ” representa bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses, que corresponderam sempre aos apelos das autoridades de saúde”, adianta o presidente do INSA, citado em comunicado.

O Ministério da Saúde prorrogou até 30 de abril a portaria que determina a comparticipação a 100% de testes rápidos de antigénio à Covid-19, mantendo a comparticipação de dois testes à Covid por utente, por mês, nos laboratórios e farmácias aderentes ao programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já realizou mais de 40 milhões de testes à Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião