Maior acionista da Jerónimo Martins propõe recondução de Pedro Soares dos Santos

  • Lusa
  • 4 Abril 2022

A Sociedade Francisco Manuel dos Santos vai apresentar uma proposta para a nomeação dos órgãos sociais do grupo para o triénio 2022-2024 na assembleia-geral de 21 de abril.

O maior acionista da Jerónimo Martins, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, vai propor a recondução de Pedro Soares dos Santos como presidente do Conselho de Administração da dona do Pingo Doce, de acordo com um documento divulgado esta segunda-feira.

Na proposta, que será apresentada à assembleia-geral de acionistas da empresa, no dia 21 de abril, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos apresenta uma proposta para a nomeação dos órgãos sociais do grupo, para o triénio 2022-2024, de acordo com o documento, publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O novo Conselho de Administração é praticamente igual ao anterior, de acordo com a informação no site da empresa, contando, no entanto, com um novo elemento e passando a ter 11 administradores, incluindo o presidente.

Como vogais ficarão, caso a proposta seja aprovada, Andrzej Szlęzak, António Viana-Baptista, Artur Stefan Kirsten, Clara Christina Streit, Elizabeth Bastoni, Francisco Seixas da Costa, María Ángela Holguín Cuellar, Sérgio Tavares Rebelo, Natalia Anna Olynec e a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, representada por José Soares dos Santos.

O lucro da Jerónimo Martins subiu 48,3% no ano passado, face a 2020, para 463 milhões de euros, divulgou a empresa, no dia 09 de março. As vendas consolidadas subiram 8,3% em 2021 para 20.889 milhões de euros, adiantou a empresa, em comunicado enviado à CMVM.

“O desempenho registado em todas as insígnias permitiu a alavancagem operacional”, levando o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) a crescer 11,4% para 1.585 milhões de euros, disse. “O valor de EBITDA incluiu custos diretos relacionados com a pandemia de cerca de 17 milhões de euros (cerca de 41 milhões de euros em 2020)”, referiu então a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior acionista da Jerónimo Martins propõe recondução de Pedro Soares dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião