Direto UE e EUA preparam mais sanções à Rússia. Biden quer Putin julgado por “crimes de guerra”

Retirada russa de Kiev deixa rasto de crimes de guerra. Ministro ucraniano diz que atrocidades revelam que Putin é pior do que o Estado Islâmico. UE e EUA preparam mais sanções.

As mortes de civis em Bucha e nos arredores de Kiev estão já a ser investigadas como crimes de guerra e dominam as notícias neste 40.º dia de guerra. A União Europeia (UE) vai começar a preparar, com urgência, novas sanções à Rússia, assim como os Estados Unidos. Josep Borrell condena as “atrocidades” cometidas pelas tropas russas na Ucrânia e, por sua vez, Joe Biden defende que Putin seja julgado por “crimes de guerra”.

O Presidente ucraniano diz a imagem pública da Rússia agora é de tortura e execuções depois da retirada das forças em Bucha terem deixado um cenário de abusos e devastação em Bucha e Kiev, a vala comum e os civis mortos com as mãos atadas atrás das costas. O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros considera que estas atrocidades revelam que Vladimir Putin é pior do que o Estado Islâmico.

Moscovo rejeita as acusações de crimes de guerra e defende que as imagens que estão a ser divulgadas foram “encomendadas” pelos Estados Unidos como parte do complô contra a Rússia.

O procurado geral já confirmou que foram encontrados 410 corpos na cidade e estão a ser investigados como possíveis crimes de guerra.

A comunidade internacional tem condenado as atrocidades e a ministra da Defesa alemã já abriu a porta à proibição da importação de gás russo. Nos mercados internacionais o petróleo já sobe mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE e EUA preparam mais sanções à Rússia. Biden quer Putin julgado por “crimes de guerra”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião