Rússia suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Assembleia geral suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU pela violação “grave e sistémica” de direitos humanos.

A assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou pela suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos com 93 países a favor, 24 contra e 58 abstenções.

Na resolução, a Assembleia Geral da ONU expressa “grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia, particularmente com os relatos de violações e abusos dos direitos humanos e violações do direito internacional humanitário pela Federação russa, incluindo violações e abusos graves e sistemáticos dos direitos humanos”.

Entre os 24 países contra a moção liderada pelos Estados Unidos da América (EUA), estão a China, Síria, Irão, Coreia do Norte, Bolívia e Cazaquistão. Já do lado das abstenções a Índia, Indonésia e Egito são alguns dos países a figurar a lista. Portugal votou a favor.

 

Resultados da votação para a proposta de suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos. Fonte: ONU

 

Brasil, Índia e México desejam ainda ver primeiro os resultados de uma investigação independente aos alegados crimes russos, antes de tomarem uma decisão. No entanto, a resolução conseguiu uma maioria de dois terços, dos 193 membros, sendo que as abstenções não são contabilizadas.

A Rússia é um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, e tem poder de veto juntamente com o Reino Unido, a China, França e os EUA. A última vez que um membro da ONU foi suspenso foi em 2011, quando forças leais a Muammar Kadafi reprimiram violentamente manifestantes.

 

Atualizado às 18h41 com mais informação

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião