Importações cresceram o dobro das exportações antes da guerra na Ucrânia

As exportações portuguesas aumentaram 20,3% em fevereiro, mas as importações de bens subiram 42,3%, também em termos homólogos, penalizando em 1.412 milhões de euros o défice da balança comercial.

As exportações e as importações de mercadorias registaram em fevereiro variações de 20,3% e 42,3%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado. O Instituto Nacional de Estatística (INE) destaca os acréscimos ao nível dos fornecimentos industriais e na compra de combustíveis e lubrificantes.

Já na comparação com aquele que tinha sido o primeiro mês do ano, os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE mostram uma progressão de 6,1% nas exportações e de 7,3% nas importações durante o mês de fevereiro. A guerra na Ucrânia começou no dia 24.

O défice da balança comercial atingiu assim os 2.154 milhões de euros no período em análise, o que representa uma subida de 1.412 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2021. Excluindo a rubrica dos combustíveis e lubrificantes, o saldo teria engordado “apenas” 807 milhões de euros face a fevereiro do ano passado.

A análise às grandes categorias económicas de bens mostra que o principal aumento nas exportações, em termos homólogos, verificou-se nos fornecimentos industriais (+30,8%; +38,8% face a 2020), sobretudo de produtos transformados, e principalmente para o mercado espanhol.

Em sentido contrário, as compras de Portugal aumentaram nesta mesma categoria do abastecimento industrial (44,2%) e na área dos combustíveis e lubrificantes com um acréscimo de 133,5%, em termos homólogos, que o INE comprova refletir o aumento dos preços. Em ambas as categorias, a subida mais expressiva foi sentida na origem Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importações cresceram o dobro das exportações antes da guerra na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião